Brasil Notas sobre a noção de caráter em Reich Notas sobre a noção de caráter em Reich

Comments · 119 Views

O esquizoide surge como mecanismo luiza meneghim traços de caráter defesa para proteger contra essa dor.

O esquizoide surge como mecanismo de defesa para proteger contra essa dor. Conforme concentra energia no cérebro e se desliga da realidade, o esquizoide desenvolve um poder criativo acima do normal. A oralidade está muito presente, por causa de sua insatisfação e sensação de que a vida foi injusta consigo, então ele precisa ser recompensado, cuidado e amparado. O tipo VIII do Eneagrama é a personalidade do excesso, por isso a evocação à paixão da luxúria, que procura a intensidade, não somente no sexo, mas em todo tipo de estímulo – atividades, ansiedades, prazeres e assim por diante. Encontramos bloqueios de 1º nível, onde o medo impõe uma forma de olhar distorcida da realidade, projetando seus medos através de uma vigília constante do meio onde está inserido.

Como é o oral?

Com formato de corpo quadrado (cabeça, cintura, pernas) e "duro", o caráter masoquista tem a dor da humilhação. Para lidar com isso, ele desenvolve o recurso de suportar e lidar com situações difíceis. Geralmente, são pessoas fortes e metódicas, que aparentam muita segurança e, apesar de sensíveis, tendem a conter suas emoções. A melhor forma de confirmar essas suspeitas e saber como usar os seus traços de caráter para construir uma vida de mais felicidade e bem-estar, é se conhecendo.

Proposta do Curso

Através do desenvolvimento da técnica de análise do caráter, tracos de carater esquizoide Reich identificou que o caráter não está apenas presente na dimensão educacional, mas também na clínica de sua obra. O conceito de caráter articula as perspectivas psicológicas e sociopolíticas de Reich, trazendo consigo uma dimensão ética que estrutura práticas e concepções sobre o ser humano. Uma vez que toda couraça psíquica pressupõe um equivalente somático, uma couraça muscular (REICH, 1996), a couraça narcisista do tipo III do eneagrama, recobre todo o corpo, com acentuação no pescoço, peito e diafragma. Existe um teste dos traços de caráter para entender qual a sua combinação de traços, a análise corporal. É um encontro no qual analisamos seis partes do seu corpo e utilizamos uma ferramenta para entender suas dores existenciais e também como ativar os super poderes e qualidades. Esse traço de caráter sempre é formado na relação da menina com o pai e do menino com a mãe.

Caráter masoquista

Enquanto algumas linhas dizem que os traços de caráter não mudam nunca, outras dizem que isso é possível. A criança, com a sua percepção reduzida, não entende que aquilo poderia fazer algum mal para ela. O mecanismo de defesa nessa fase, faz a criança desenvolver um processo de manipulação e desconfiança. Quando o ele consegue suprir suas necessidades sozinho, se sente satisfeito e independente. Isso é de extrema importância para ativar seus recursos, alcançando um grande potencial nas áreas da comunicação, culinária, o cuidado com outras pessoas ou animais. Quando ele se aceita como tal, ele sente que pode existir e aí passa a utilizar todos os recursos do traço como criatividade, racionalidade, intuição e ideias fora da caixa, por exemplo.

Rígido: o último dos traços de caráter

Quando Reich elabora os conceitos de análise caracterial e suas modalidades de intervenção (...), a psicanálise, por estranho que pareça, não dispunha de uma verdadeira estratégia terapêutica. Por fim, a mielinização chega na região sacral, nos órgãos genitais, completando os traços de caráter. Para evitar o desconforto desse sentimento de rejeição, ele direciona suas energia para a cabeça e fica imóvel, se desconectando dos sentimentos físicos. Neste momento, a mielinização do sistema nervoso acontece dentro do cérebro, por isso é mais fácil para o bebê concentrar energia na cabeça e "esquecer" o resto do corpo. Em contraste com a visão negativa de Freud em relação ao caráter, Reich considerou-o como uma alternativa à perversão e à neurose. Ele acreditava que o caráter poderia ser moldado de forma positiva, contribuindo para a saúde mental e emocional dos indivíduos.

⇓ Iniciar Meus Estudos ⇓

Para Reich, a mente e o corpo eram uma coisa só, e a observação de reações, expressões e até mesmo formato do corpo seria capaz, além da fala, de ajudar no processo de compreensão da mente e dos sentimentos. Reich percebeu que o comportamento e as reações das pessoas com corpos parecidos eram também bastante semelhantes. O curso é disponibilizado na plataforma do aluno, onde os recursos em texto e vídeo-aulas são apresentados sequencialmente para facilitar o aprendizado. Dada a carga horária reduzida, o curso é de valor diferenciado em comparação com a especialização. Portanto, os alunos estudam de forma independente, sem interações diretas com o professor, permitindo flexibilidade em seu ritmo de estudo e horários. Entre as correntes que estudam o assunto, há diferentes opiniões para essa pergunta.

O Corpo Explica, o que é? Como funciona?

Essa direção define o caráter como o conjunto de maneirismos, de modos de agir do homem, os quais, na análise, cumprem uma função de resistência. A segunda observação de interesse para nós é bastante mais específica e corresponde a uma equivalência que, a certa altura, Reich propõe entre o caráter e a personalidade inteira. Não desenvolve, sequer tematiza essa aproximação, mas, uma vez que garimpamos, nesse texto, elementos de proveito para a nossa pesquisa, podemos empenhar-nos no vislumbre do que essa equivalência nos oferece. A nosso ver, ela confirma, a despeito de haver nessa explicação certa circularidade, o que era expresso na distinção entre sintoma e caráter, a saber, que a este último cabe a dimensão totalizante e ampla de algo que podemos chamar de personalidade. (...) se o médico tem que lidar com um indivíduo de caráter desprezível, logo perde o interesse que lhe torna possível penetrar profundamente na vida mental do paciente. Deformações de caráter muito arraigadas, traços de uma constituição realmente degenerada, mostram-se durante o tratamento como fontes de uma resistência que dificilmente pode ser superada (1904[1903]/1972, p. 262). Esse mecanismo de defesa torna as pessoas extremamente competitivas, muito ativas e com um corpo bem desenhado.

Além disso, tem uma tendência a mudar de humor e de opinião por uma sugestionabilidade. Não tem uma presença contínua e parece-nos difícil reconhecer, em Freud, uma teoria do caráter propriamente dita (diferentemente do que ocorre com a teoria das pulsões, por exemplo). Entretanto, há que se reconhecer que Freud concede, em alguns de seus textos, razoável importância a essa noção, o que provavelmente serviu de estímulo às investigações de seus seguidores, como Abraham, Jones, Ferenczi e o próprio Reich. Além do teste dos traços de caráter, você vai receber instruções de como cuidar e manter cada um dos cinco traços de personalidade no recurso. Você também recebe um manual personalizado do seu funcionamento com todas as suas combinações de luiza meneghim traços de caráter, gráficos e um plano para colocar os ajustes em prática no dia-a-dia. Quando uma pessoa desse traço de caráter decide ser o melhor, para si mesmo e não para provar algo aos outros, ele consegue abrir o seu coração e se entregar de corpo e alma; em relacionamentos, trabalhos e qualquer outra área da vida.

Em suma, é importante fazer a ressalva que todos nós possuímos os cincos traços de caráter. Algumas pessoas têm mais predominância de um ou mais deles, outras vão experimentar a presença de vários. Chamamos de distribuída a pessoa que tem uma intensidade parecida de todos os traços de caráter. Todos os traços de caráter têm habilidades e superpoderes, e quando você entende o seu funcionamento, pode utilizá-los. Quando você está na dor, fica sem acesso aos talentos dos seus traços de caráter. O que é importante é estar com todos os seus traços de caráter saudáveis, tracos de carater esquizoide funcionais e no recurso.

Reich enfatiza a relação entre o caráter e o desenvolvimento libidinal, reconhecendo que o caráter se forma por meio da transformação de excitações sexuais, fixações e mudanças psíquicas.Vê-se, então, o reconhecimento de Freud de que o interesse psicanalítico não só pode, como deve voltar-se sobre o caráter em determinadas situações clínicas.Este artigo trata do conceito de Caráter desenvolvido por Wilhelm Reich, desde sua inserção na psicanálise e a decorrente teoria desenvolvida pelo autor chamada de Análise do Caráter.Na estrutura da personalidade encontramos a Inveja como elemento central, em uma forma de ver aquilo que me falta, uma ganância, um impulso desejoso.Assim como Freud, Reich reconheceu a importância do inconsciente e da sexualidade na formação do caráter.Assim, o que marca essas resistências de caráter é o fato de aparecerem e operarem não por algum conteúdo ideativo isolado, mas por modos de agir próprios da pessoa, que carregam em si, de forma inconsciente, tendências resistentes e defensivas.

Ela cria uma disputa inconsciente pelo amor do genitor ou cuidador do sexo oposto. Quando falamos de pai e mãe, não necessariamente são os pais biológicos, mas sim, aqueles que representam esse papel na vida da criança. O traço de caráter rígido começa a surgir no momento em que a energia sexual passa a percorrer o corpo da criança. Obviamente, não estamos falando sobre uma sexualidade "consciente" como a de um adulto, apenas uma sensação física que não existe em outras partes do corpo. Ele tem dificuldade para confiar nos outros e vive fazendo trocas, pois não sabe receber sem se sentir em dívida. Ele é considerado um camaleão entre os traços de caráter, uma vez que, ativada a sua dor existencial – a manipulação – ele consegue se esconder em outros traços de personalidade para afastá-la.

Além disso, tal como já aparecera no trabalho O método psicanalítico de Freud (1904[1903]/1972), apresenta-se a possibilidade de se pensar em resistências de caráter. Como veremos mais adiante, afiguram-se aí duas entradas significativas que Reich viria desenvolver. Estar no recurso dos traços de caráter, por sua vez, é leveza, é sentir que está no fluxo, é sentir que pode, é ter coragem pra viver, pra escolher, para agir, sentir e fazer. Estar na dor dos traços de caráter, é olhar pra dentro e sentir que algo está doendo, incomodando, não vai pra frente ou tem alguma trava. Algo te impede de estar 100% bem, e você não se sente na plenitude, não utiliza has habilidades e superpoderes dos seus traços de caráter. Seu conflito interno também pode separar o amor da sexualidade, entregando os sentimentos para uma pessoa e o desejo sexual para outra. Os traços de caráter, em síntese, não determinam regras sobre as pessoas, apenas possibilidades.

Comments